Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Macapá 258 anos

Por: Roberto Gato - 05/02/2016 - 12:23

Foto: Jamary Golvea

Macapá linda e divinal, dessa imensa e fausta região, nossa Macapá é uma joia rara. No dia 4 de fevereiro completa 258 anos e estamos em festa. Dançando Marabaixo, tomando gengibirra e comendo camarão no bafo. Não é Nivito Guedes?
            Nossa cidade é tão linda, hoje é noite de Lua cheia, maré cheia batendo no quebrar mar, a luz da noite é quem clareia... Canta o nosso querido Carlitão da Banda Placa.
Mas você quer saber o meu endereço? Meu endereço é bem fácil, é ali no meio do mundo, onde está meu coração, meus livros, meu violão, meu alimento fecundo, a casa por onde paro qualquer carteiro conhece. Diz o Zé.
            Da Senzala nitente ecoa um grito ingente, nos fazendo rodopiar, ao som das caixas de Marabaixo e os acordes da viola ao som de Val e Joãozinho o recado é para aqueles que avistarem o Amazonas, nesse momento, e souber transbordar de tanto amor este terá entendido o jeito de ser do povo daqui.
Os nossos poetas com singular habilidade, como o grande Amadeu Cavalcante fala do encanto da morena que rouba o meu sentimento, que eu canto agora nessas rodas de amor.
            E a radio do povo que há 69 anos registra através das ondas do rádio parte dessa história e João Silva, na voz de Ivo Canuti levou para avenida do Samba uma poesia frenética, rebolativa e envolvente alertando a todos que a Difusora estava no ar, com a rádio novela, o clube do Guri e as crônicas irreverentes do Alcyr e alertava para a hora do Carnê Social, contando causos regionais, do mensageiro do interior este até hoje é o correio do nosso ribeirinho.
            Mas não foram sós os amapaenses que cantaram Macapá, o Rei Baião Luiz Gonzaga eternizou sua passagem por terras Tucuju cantando hospitalidade do povo macapaense e disse para o mundo, do jeito bem pernambucano. Eita seu mano, ai que bom ai que bom, que bom de dançar. Eita, ai que bom ai que bom que é o Macapá.
            A consagração da exaltação de nossa cidade foi cantada pela voz possante e brilhante do grande Intérprete da Beija Flor, Neguinho que fez ecoar na Sapucaí, Macapaba: Equinócio solar viajem fantástica do meio do mundo. “A flor de Macapá no manto azul da fantasia me faz mais forte, extremo norte a luz solar ilumina meu interior, vou viajar na Linha do Equador emana ao meio do mundo a beleza a força da mãe natureza é Macapaba o rio beijando o mar, encontro das águas marejando o meu olhar,”
Feliz Aniversário Macapá querida, cidade joia da Amazônia, o que fizeram com os teus velhos casarões?

RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá