Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

A história e a evolução do rádio no Brasil

Por: Breno Araújo - 16/01/2016 - 21:54

Foto: Breno Araújo

     O rádio foi inventado no século XIX, mas só se popularizou no século XX, mesmo período histórico em que chegou ao Brasil – durante as comemorações do centenário da independência, em 1922, foi realizada uma demonstração do novo equipamento. Passados 90 anos, o rádio é, até hoje, o veículo de maior alcance em todo o país, atingindo as regiões mais distantes do Brasil e as mais diferentes classes sociais. Pesquisas indicam que mais de 80% da população ouve rádio.

    As inovações técnicas que vêm ocorrendo ao longo da história influíram decisivamente na forma de produzir e ouvir rádio. A principal mudança foi a invenção do transístor, que substituiu as válvulas e reduziu os equipamentos. Surgiram os rádios de pilha, pequenos e portáteis. Mais tarde, os rádios via telefone celular. Hoje, a digitalização abre novas dimensões ao rádio – em versatilidade, alcance, portabilidade e qualidade técnica das transmissões.

    Hoje as transmissões de Rádio chegam a ser tão perfeitas que, os ouvintes podem se sentir dentro do que está acontecendo, eles crian as imagens do acontecimento e vivem cada emoção do fato, mesmo competindo com internet que, cresce a todo dia numa progressão espantosa ainda temos ouvintes que acompanham o mundo através do Rádio. A pergunta que temos que fazer é, será que com toda essa modernidade, o Rádio vai se tornar obsoleto? as pessoas vão deixar de ouvir o rádio tradicional? 

   Mesmo com toda a modernidade, ainda temos cabo interligando todos os continentes, sabe porque? Por que, em caso de um blackout são essas técnologias que julgamos ultrapassadas que vão continuar funcionando! 

Podemos chamar de ultrapassado, de retrô, mas meus amigos nada é tão eficiente e seguro como uma transmissão de Rádio.

 

 

Breno Araújo - Diretor Técnico da Rádio Difusora de Macapá

 Arquivos vinculados

O Rádio

RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá