Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Amapá vai discutir a educação profissional como contribuição ao seu desenvolvimento industrial

Por: Maiara Pires - 08/08/2016 - 14:39

Foto: Maiara Pires

O Jornal da Manhã recebeu nesta segunda-feira, 8, a diretora de Operações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Amapá, Deusa Carvalho, e a presidente do Conselho Estadual de Educação do Amapá (CEE/AP), Eunice de Paulo, para falarem do I Seminário de Educação Profissional do Estado do Amapá.

O evento ocorrerá no período de 10 a 12 de agosto no Teatro das Bacabeiras, em Macapá. Voltado a profissionais, acadêmicos e interessados no tema, o Seminário terá a participação de especialistas de renome nacional e internacional.

“Esta discussão é para contribuir com o desenvolvimento industrial do Amapá. Queremos mostrar as tendências do mercado de trabalho e preencher as lacunas onde precisa de qualificação profissional”, explicou a diretora de Operações do Senai Amapá. Ela acrescentou que o intuito do evento, também é eliminar o preconceito com o ensino técnico e, principalmente, atrair os jovens a se profissionalizarem. Outros setores, como o comércio também estarão inseridos na discussão para fomentar o desenvolvimento econômico do Estado.

Entre os assuntos que serão abordados nos três dias do Seminário está a evasão escolar. Sobre isso, Deusa Carvalho comentou que dois motivos contribuem para esse problema: a desmotivação e a ocupação no mercado de trabalho. “Em geral, o jovem abandona o ensino técnico, ou porque arrumou um emprego e acha que não precisa mais se qualificar; ou porque não se sente estimulado a continuar se capacitando. Por isso consideramos que o jovem, precisa ser colocado dentro de um contexto. Ele precisa entender por que está naquele curso e que função ele terá, a partir daquela qualificação”, defendeu.

Base educacional

A presidente do Conselho Estadual de Educação, Eunice de Paulo, por sua vez, informou que o evento também terá como função estimular o desenvolvimento econômico do Amapá, a partir de uma base educacional. “Queremos nivelar a oferta de cursos profissionalizantes para evitar que as instituições ofereçam o mesmo curso. E todas possam oferecer uma variedade de qualificações ficando a critério do aluno, escolher aquele que melhor se encaixe no seu perfil”, esclareceu.

Ela disse, ainda, que o Governo do Estado terá o importante papel, de mostrar aos participantes, os rumos do desenvolvimento econômico, social e industrial do Amapá, para que todos visualizem onde o ensino técnico pode se inserir nesse contexto. “Essa fala quem vai trazer ao evento é o secretário de Planejamento, Antônio Teles Jr, que apresentará uma síntese do PPA [Plano Plurianual Participativo”, complementou.

Seminário

Também estarão entre os temas abordados questões como, a tecnologia e a inovação no processo aprendizagem e os desafios da educação profissional no século XXI. Para contribuir no processo de reflexão e elencar ações que são essenciais para a qualidade da educação e o ingresso do aluno no mercado de trabalho, os realizadores do evento promoverão mesas de debate sobre a temática.

Entre os palestrantes estão, o membro da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fernando Vargas; a mestre em gestão e políticas públicas educacionais, Vânia Rego; o especialista em supervisão de ensino e administração escolar, Francisco Aparecido Cordão; o especialista em educação, Claudio de Moura e Castro, e o gerente de Educação do Departamento Nacional do Sesi, Sergio Gotti.

Durante a programação haverá exposição de projetos educacionais de sucesso, apresentado por alunos e “vitrine de profissões”, atividade que acontecerá ao lado do teatro e permitirá que, tanto o público do seminário, quanto a sociedade, visualize a diversidade de cursos técnicos existentes.

A realização do I Seminário de Educação Profissional do Estado do Amapá é do Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Amapá, Conselho Estadual de Educação, Governo do Amapá, instituições do Sistema S, órgãos e instituições públicas e privadas de educação profissional.

Parceiros

Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Federal do Amapá (Ifap),Sindicato das Indústrias Alimentar de Congelados, Super Congelados, Sorvetes, Concentrados e Liofilizados do Estado do Amapá (SINDCONGEL), Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON),Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Amapá (Sescoop/AP), Governo do Estado do Amapá, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Cursos Técnicos Apoena, Instituto Inova, Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP), Grupo Madre Tereza, Moderno, e Integrare Escola Técnica Profissionalizante.

 Arquivos vinculados

RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá