Foi um sucesso o Festival de Iemanjá que ocorreu na Orla de Macapá, às margens do Rio Amazonas, nesta quinta-feira, 2. Muita gente vestida de branco levou flores, em respeito à rainha do mar, mesmo sendo de outras religiões.
Realizado pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Afrodescendentes (Seafro) e Federação dos Cultos Afro-religiosos de Umbanda e Mina Nagô (Fecaromina), o evento serviu para promover o fortalecimento do combate à intolerância religiosa.
“Não dá pra falar de matriz africana, sem falar do preconceito com a capoeira, marabaixo, candomblé. Temos que mostrar para a sociedade, que somos pessoas de bem e merecemos respeito”, enfatizou a titular da Seafro, Núbia Souza.
A saudação perante à imagem da rainha do mar foi com o rufar dos tambores e fogos de artifícios. Na água, diversas oferendas e banho de cheiro, tudo de acordo com a maré. A concentração de sacerdotes entre praticantes, simpatizantes e autoridades foi em frente ao Trapiche Eliezer Levy. Movimentos culturais como marabaixo, capoeira e grupo de hip hop estiveram presentes.
Amapá busca integração com o Pará por meio da vocação agrícola
Governadores chamam as Forças Armadas para controlar a entrada de armas e drogas no Brasil
Escola Militar resgatará valores de civismo e cidadania nos estudantes amapaenses
Reforço na estrutura do Centro Graziela Reis é antecipado
Atualização Cadastral de servidores da saúde será de 23 de janeiro a 10 de fevereiro
RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International