Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

“Não vamos deixar morrer para não sermos esquecidos”, diz mazaganense sobre a Festa de São Tiago

Por: Mirrelle Rabelo - 23/07/2016 - 11:37

Foto: Maiara Pires

Joaquina Jacarandá tem 63 anos. ‘Filha’ de Mazagão Velho, a aposentada tem um dos papéis mais importantes da Festividade de São Tiago. Ela é responsável pela parte religiosa do evento organizando as missas e ladainhas. Dos 239 anos de festa completados em 2016, 51 anos são de Joaquina fazendo história na Vila que fica distante 70 km de Macapá.

Foi assim no início da noite do dia 22 de julho. Além de participar da Novena Cavaleiros de São Tiago na Capela de São Tiago, Joaquina observava atentamente se tudo esta correndo como deveria. A liturgia do evento envolvia grandes e pequenos para celebrar e louvar o santo guerreiro, padroeiro do município de Mazagão.

Sobre o seu ofício, ela conta orgulhosa que desde os 12 anos de idade ajudava a mãe na organização do evento e, que, aos 33 anos assumiu o compromisso oficialmente. Para ela, a festa não está ligada apenas à cultura, à história e à fé do povo. Mas, também alcança outros benefícios para a comunidade de Mazagão Velho.

"Faço isso desde criança com minha mãe e madrinha. Com o passar do tempo, por causa da idade e a saúde delas eu fui assumindo esse papel. E para mim é gratificante, mesmo com o passar dos anos ainda me emociono porque a nossa Festividade de São Tiago, além da tradição e demonstração de fé, graças ao meu santinho, as autoridades políticas nos enxergam. A construção dessa rodovia é por causa dele e eu só tenho a agradecer. Por isso, não vamos deixar essa festa morrer", contou emocionada.

A rodovia a que se refere Joaquina é a AP-010 que liga Mazagão Novo (sede do município) à Vila de Mazagão Velho que foi entregue pelo governador Waldez Góes toda pavimentada e sinalizada.

Mazagão Velho é uma comunidade de gente simples e hospitaleira, povo batalhador que se agarra à sua história, cultura e crença. Dessa forma conquistou o Amapá e muita gente que vem de outros estados prestigiar a Festividade de São Tiago. Quem vai a Mazagão além da renovação de fé volta com muitas histórias e conhecimento.

 Arquivos vinculados

RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá