Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Ação de governo encerra mês de conscientização do autismo no Amapá

Por: Redação RDM - 30/04/2016 - 12:04

Foto: Maiara Pires

O Centro Educacional Raimundo Nonato se transformou num espaço totalmente adaptado para serviços assistenciais neste sábado, 30, no bairro Buritizal, em Macapá. O público-alvo são pessoas com autismo e seus familiares. A Rádio Difusora de Macapá (RDM) AM 630 transmitiu o pronunciamento das autoridades presentes no evento.

Organizada pelo Governo do Amapá em parceria com a Associação Amapá Azul (Amazul), a programação encerra o mês dedicado ao autismo que teve como tema “Combatendo o preconceito. Reconhecendo direitos”. O evento conta com o apoio das Secretarias de Educação, Saúde e Receita Estadual, Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac) Super Fácil e Defensoria Pública do Amapá (Defenap).

Em discurso no evento, o governador Waldez Góes falou da importância de dedicar um mês de conscientização sobre o autismo no Amapá. “É necessário que a sociedade incorpore o compromisso com a inclusão de pessoas com autismo. Pois é uma luta permanente para elas se fazerem respeitar. Mas, isto só é possível com muito amor. Com esse sentimento, a gente rompe todas as barreiras que se impõem diante dos desafios dessa inclusão”, registrou.

Além do secretariado estadual, a ação contou com a presença de parlamentares como a deputada estadual Marília Góes (PDT), autora da Resolução nº 135/2015-AL, que instituiu na Assembleia Legislativa, a adesão à Campanha Mundial de Conscientização ao Autismo – Mundo Azul. Com a Resolução, a campanha ganhou força sendo estendida a outros Poderes, como o Governo do Estado. Em sua fala, a deputada destacou as lutas e conquistas quanto à conscientização.

Uma das ações de inclusão de pessoas com autismo instituída pelo governador Waldez Góes, foi um decreto de isenção do IPVA, assinado em 1º de abril de 2015, véspera do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O benefício é estendido aos deficientes físico, visual e mental.

Serviços

Até às 13h serão ofertadas consultas médicas com pediatras, fisioterapeutas e clínico-geral, encaminhamentos de exames e outras especialidades, aplicação de flúor, vacinação e atualização da carteira de vacinas, medicação básica; emissão de carteira de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); orientações de como obter a isenção do IPVA; atendimentos jurídicos; orientações sobre o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), que assegura um salário mínimo a pessoa com autismo, palestra de sensibilização sobre o processo de inclusão do aluno com Transtorno de Espectro Autista.

 Arquivos vinculados

RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá