Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Macapá 258 anos: Memória do povo macapaense guardada a sete chaves

Por: Mirrelle Rabelo - 29/01/2016 - 08:55

Foto: Divulgação

Dentre as diversas belezas que compõe a cidade de Macapá, não poderíamos deixar de falar sobre o Museu Histórico do Amapá Joaquim Caetano da Silva. Sua origem ligada ao extinto Museu Territorial, de quem herdou o acervo eclético constituído de amostras minerais, botânicas, exemplares da fauna regional taxidermizados, indumentária, armamento e etc.

No início da década de 1990, após várias denominações, redimensionaram seu acervo, reduzindo a abrangência das áreas de conhecimento, definindo-se por História, Antropologia e Arqueologia e aumentando o número de objetos museais, adquiridos através de doações de populares e órgãos públicos. No momento, o espaço está fechado para visitas devido às obras de reforma pela qual passa.

Ana Lucia é funcionária do museu. Ela trabalha na biblioteca do local há 24 anos, e conta o que o acervo tem para mostrar a seus visitantes.

O acervo etno-antropológico é resultado da compra de objetos produzidos pelas comunidades tradicionais e etnias indígenas do estado e do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.

As atividades educativas do Museu estimularam a doação de fotografias, objetos pessoais de personalidades públicas, documentos impressos, manuscritos e moedas que compõem o acervo histórico.

O museu fica localizado no centro da cidade, próximo à praça do coco e sua estrutura é uma das mais antigas de Macapá. 

 Arquivos vinculados

RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá